PHOTO WALK 2019 - CFCX fotografou Barra do Ribeiro-RS e a foto de Afonso Cesa Neto foi a escolhida por Scott Kelby
05/10/2019 :: Worldwide Photo Walk, de Scott Kelby
No último sábado, dia 05 de outubro, o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul participou de mais um Photo Walk e escolheu a cidade de Barra do Ribeiro-RS para fazer sua caminhada.

Trata-se de um Projeto Social organizado pelo fotógrafo americano Scott Kelby, que todos os anos inscreve grupos de fotógrafos espalhados pelo mundo para caminharem, sempre no primeiro sábado do mês de outubro, por algum lugar escolhido por cada um deles. Nesta edição de 2019, foram 17.787 fotógrafos inscritos de 868 cidades que realizaram uma grande confraternização fotográfica mundial. Scott Kelby é patrocinado pela Canon, mas também recebe doações voluntárias dos participantes, vende camisetas do evento e publica e vende o livro anual contendo sua seleção das melhores fotos enviadas pelos grupos.

A foto vencedora do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, escolhida pelo próprio Scott Kelby, é de Afonso Cesa Neto:

Toda a arrecadação cumpre o papel social do projeto e é destinada ao Orfanato Springs of Hope, no Quênia, do qual o fotógrafo é patrocinador.

Este ano, o Clube escolheu a cidade de Barra do Ribeiro para caminhar, distante 178 km de Caxias e 60 Km de Porto Alegre. Organizado pela Diretora Social, Márcia Dal'Ago, e desafiando todas as previsões de chuvas fortes para o dia de sábado, o Clube partiu com o ônibus lotado de capas, sombrinhas, protetores de lentes e a costumeira animação de seus 18 integrantes do grupo: Adriano Soldatelli, Afonso Cesa Neto, Beloni Tonietto Domingues, David Cunha, Dorval Bosi, Gelson Rocha, Klauss, Luís Geraldo Melo, Márcia Dal'Ago, Marilise Cesa, Mário Ávila de Oliveira, Maurício Gollin, Milagros Goñi, René Rossi, Rodrigo Rossi, Silvana Moreira, Sissi Meneguzzo e Wallace de Jesus. O líder do grupo era o Presidente Carlos Gandara, mas ficou impossibilitado de acompanhar a turma.

Pois não é que a chuva contrariou todas as previsões e deu uma trégua, mesmo?

O grupo fotografou a Fábrica de Gaiteiros (projeto social do músico Renato Borghetti, em parceria com o poder público municipal, que estimula a inclusão de jovens talentos na perpetuação da autêntica cultura gaúcha, através de oficinas de aprendizado e fabricação da gaita de oito baixos) e a Aldeia Indígena Tekoá Ivy Poty (Aldeia Flor da Terra), administrada pelo Cacique Santiago Franco (a comunidade é uma das oito beneficiadas pelo Programa de Apoio às Comunidades Indígenas Mbyá-Guarani, no âmbito das obras de duplicação da BR 116, entre Guaíba e Pelotas).

Nosso anfitrião na cidade foi o Sr. Alexandre Medeiros, presidente do Conselho Municipal do Turismo e desenvolvedor de projetos para a Costa Doce, que nos guiou com muita solicitude até a Aldeia e nos apresentou ao Cacique.

Foi mais uma experiência fantástica do CFCX, de convivência fraterna com a comunidade, de aprendizado e respeito às culturas locais, que fez trazer na bagagem dos caminhantes, além das belas fotografias que você pode conferir clicando aqui, um sentimento de amor, gratidão e reflexão sobre a vida.

Vale a pena conferir!